Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Peruíbe
quarta-feira, 22 de junho de 2011A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no último sábado (18), que foi o Dia de Mobilização, acompanhada da Vacinação contra o Sarampo. A data de início da vacinação contra o sarampo só é válida para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Nos demais estados está prevista para começar no dia 13 de agosto, junto à 2ª fase da vacinação contra a poliomielite.
O sarampo é transmitido de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar, sendo altamente contagioso, podendo ser transmitido tanto em locais públicos como locais fechados (creches, escolas, clínicas, diferentes meios de transporte).
Em 2011, até o momento, foram identificados 9 casos de sarampo no Brasil, sendo 2 no estado de São Paulo. Os sintomas de sarampo incluem: febre e exantema (vermelhidão no corpo), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.
A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989, sendo que o último caso confirmado no estado de São Paulo foi registrado em 1988. A poliomielite é uma doença infecto contagiosa que pode levar à paralisia.
A meta da Campanha é vacinar contra a poliomielite 95% das crianças menores de 5 anos e contra o sarampo 95% das crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 7 anos).
Na cidade de Peruíbe todas as UBS estaram aplicando as vacinas.
Fonte: Prefeitura de Peruíbe
Mais notícias sobre a Peruíbe:
- Banda Municipal de Peruíbe leva repertório para outras cidades
- Após denúncias, Saúde de Peruíbe passa a ter nova administração
- Homem morre em acidente de trânsito a caminho de Peruíbe
- 1ª Feijoada do Clube dos Corretores de Seguros da Costa da Mata Atlântica aconteceu em Peruíbe
- Prefeitura de Peruíbe pede mais recursos para Saúde ao Governo Estadual