UPA garante mais de 120 mil atendimentos neste ano em Peruíbe
quinta-feira, 1 de agosto de 2013A Unidade de Pronto Atendimento de Peruíbe fechou o primeiro semestre de 2013 com um balanço positivo. Nos primeiros seis meses, foram realizados mais de 120 mil atendimentos para os casos de urgência, emergência, além das especialidades de ortopedia, pediatria e clínico-geral. O número de atendimentos representa mais que o dobro da população do Município, que, de acordo com o Censo do IBGE de 2010, abrange 59.773 habitantes.
Para garantir a qualidade e eficiência no atendimento, a UPA adota um sistema de triagem que permite a identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, conforme o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A classificação de risco é utilizada para dar prioridade no atendimento dos casos mais graves, contribuindo para salvar vidas.
O esforço para garantir um atendimento de qualidade vem recebendo o apoio da população de Peruíbe. Quem utiliza o serviço da UPA, aprova o trabalho que é realizado na unidade. É o caso da moradora Divina Rocha, do Jardim Caraguava, que enalteceu a qualidade da equipe médica e da estrutura do local. “Sou de São Paulo, estou aqui há quatro meses e gosto muito do atendimento na UPA. Já precisei duas vezes do serviço da emergência, está excelente e foi rápido, pensei que seria mais difícil, mas está 100%. Se for comparar com São Paulo, que é uma cidade grande, está ótimo”.
Outra moradora que elogiou o serviço foi Zilda Nicacia de Carvalho, residente no bairro São João Batista II: “Achei ótimo o atendimento. Eu e meu marido já realizamos vários exames e consultas no local, e sempre saímos daqui satisfeitos. Também trouxe a minha mãe, e ela foi muito bem atendida”.
Mesmo com a crescente demanda por atendimentos, a UPA passa por um processo de modernização e estruturação, resultando no bom atendimento e qualidade dos serviços prestados. Ainda no semestre passado a unidade foi equipada com um sistema de ar-condicionado e mais três salas de sorologia e nova sinalização interna.
A meta da atual Administração é continuar viabilizando recursos para a qualificação dos serviços de saúde e atender às demandas da população. Outra importante conquista foi a reestruturação da equipe médica, que hoje conta com unidade dispõe de 6 médicos (3 clínico-gerais, 2 pediatras e 1 ortopedista), que atuam 24 horas por dia.
Com as novas ações implantadas pela atual Administração, desde o mês de janeiro, a UPA de Peruíbe conseguiu preencher o quadro de enfermeiros para atender à demanda de pacientes que utilizam os serviços prestados na instituição.
Atualmente a unidade conta com 18 enfermeiros – incluindo um enfermeiro coordenador e um Enfermeiro Responsável Técnico –, além de 48 técnicos de enfermagem, o que corresponde aos padrões exigidos pelo Conselho Regional de Enfermagem.
Fonte: Diário do Litoral
Mais notícias sobre a Peruíbe:
- Acusado de ajudar ladrão, policial militar é preso em Peruíbe
- Rota turística jesuíta é aberta para o público em Peruíbe
- Prefeita oferece área para que o Estado construa novo Hospital de 100 leitos em Peruíbe
- Jovens perdidos na mata pedem ajuda pelo celular em Peruíbe
- Prefeitura de Peruíbe pede mais recursos para Saúde ao Governo Estadual