Sobre Peruíbe

Cidade de Peruíbe

Peruibe é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na microrregião de Itanhaém. A população estimada em 2008 é de 55.469 habitantes e a área é de 326 km², o que resulta numa densidade demográfica de 170,04 hab/km².

História

A origem de Peruíbe está vinculada à história de São Vicente e, em especial, à trajetória dos jesuítas pelo litoral do Estado de São Paulo. No século XVI, uma missão jesuítica estabeleceu-se no local que recebeu o nome de Aldeamento de São João Batista, ou São João da Aldeia, cujo objetivo oficial, além de converter e pacificar os índios Carijós e Tamoios, que viviam ao sul da capitania de Itanhaém, era o de servir como pouso a viajantes. Situava-se em uma região estratégica na defesa contra investidas de corsários. No final do século XVIII, com a expulsão dos padres jesuítas, a aldeia passou a ser administrada pelos franciscanos e o núcleo de Peruibe entrou em declínio. Só retomou o desenvolvimento como cidade balneária em meados do século XX, quando foi transformada por lei, em 18 de fevereiro de 1959, em distrito e município, com território desmembrado de Itanhaém.

Além de inúmeras belezas naturais, espalhadas por suas diversas praias, rios e montanhas, o município ainda concentra sítios arqueológicos, como sambaquis, e as ruínas de uma igreja jesuíta do século XVI, as Ruinas do Abarebebê. Na zona rural, apesar de pouco visitada por turistas, também encontram-se rios e cachoeiras e inclusive uma aldeia indígena.

Turismo

A cidade conta com uma boa infraestrutura hoteleira e de recepção ao turista, tendo diversos restaurantes, bares, lanchonetes e cafeterias.

A Cidade Peruíbe tem diversas praias, tanto indicadas para banhistas como para o surf. Tem também muitas cachoeiras, sendo as mais visitadas a Cachoeira do Perequê e a Cachoeira do Paraíso.

As Ruínas do Abarabebê são, possivelmente, os restos da primeira igreja do Brasil.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Peruíbe.


Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade de Peruíbe

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Peruíbe por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas - Litoral São Paulo

Ilha Comprida, Itanhaém, Iguape, Itariri e Pedro de Toledo.

Dados Principais sobre Peruíbe

Aniversário: 18 de Fevereiro
Fundação : 1659
Gentílico: Peruibense
Area: 326.214 Km²
População 88.531 hab. (2014)
IDH 0,783 - médio
Prefeitura Peruíbe

Brasão de Peruíbe
Brasão de Peruíbe

Bandeira de Peruíbe
Bandeira de Peruíbe

Vídeo sobre a cidade de Peruíbe
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Peruíbe

Mapa Peruíbe - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Peruíbe

 

   
  Sobre o EncontraPeruíbe
Fale com EncontraPeruíbe
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Peruíbe no Facebook siga o Encontra Peruíbe no Twitter Encontra Peruíbe no Google+


Termos EncontraPeruíbe | Privacidade EncontraPeruíbe