Prefeita quer trazer uma Fatec para Peruíbe
sexta-feira, 3 de junho de 2011A prefeita da cidade Peruíbe acompanhada da secretária municipal de Educação e assessores reuniram-se na última terça-feira, dia 17, com o professor Carlos Barroqueiro, assistente técnico da Fatec – Faculdade de Tecnologia de São Paulo. “Já conseguimos inscrever Peruíbe no programa Governo Federal para receber uma ETEC – Centro Paula Souza, doamos uma área no bairro Três Marias e iremos receber recursos para a construção do prédio para 1.200 alunos no valor de R$6,5 milhões.
Agora precisamos dar continuidade no processo de formar profissionais competentes para serem absorvidos no mercado que se configura na região, e a implantação de uma faculdade que oferece graduação tecnológica está sendo mais um desafio em nossa administração”, declarou a prefeita.
O encontro, agendado pela prefeita, aconteceu com a finalidade de viabilizar a criação de uma Fatec – Faculdade de Tecnologia em Peruíbe. Vários pontos foram discutidos para a efetiva implantação de um campus na cidade, desde possíveis locais que a prefeitura dispõe para construção da FATEC, como prédios que poderiam ser adaptados, a fim de oferecer cursos de extensão, já a partir do próximo ano.
As Faculdades de Tecnologia – FATEC’s – mantidas pelo Centro Paula Souza, são instituições Públicas de Ensino Superior, que oferecem Cursos Superiores de Tecnologia, devidamente reconhecidos, concebidos e desenvolvidos para atender a segmentos atuais e emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.
Segundo o professor Barroqueiro, que presta assessoria em Brasília acompanhando os pedidos de instalação de FATEC’s em vários municípios brasileiros, Peruíbe tem grandes chances em conseguir uma Faculdade Técnológica.
“A presidenta Dilma Rousseff anunciou que irá implantar 262 campus em todo o Brasil, e pelo fato de Peruíbe ter sido contemplada com recursos federais para a instalação da ETEC – Escola Técnica do Centro Paula Souza, esse processo já é um facilitador para a conquista de uma FATEC”, disse o professor.
O que deixou a prefeita bastante animada foram as ofertas de cursos sugeridas por Barroqueiro.
Num projeto inicial poderiam ser oferecidos dois cursos: Tecnologia em Sistemas Biomédicos, graduação que dá direito ao profissional graduado um certificado internacional com especialização em manutenção de equipamentos medico-hospitalares e a segunda opção seria a graduação tecnológica na área de Petróleo e Gás, mão-de-obra bastante promissora na região em virtude da “Era Pré-sal”.
Mais notícias sobre a Peruíbe:
- Banda Municipal de Peruíbe leva repertório para outras cidades
- Prefeitura de Peruíbe e ARCE movimentam esporte na Terceira Idade
- Sebrae Móvel orienta população em Peruíbe
- Peruíbe: reforma e ampliação da UBS da Torre vai atender melhor a população da região
- Jogos da Terceira Idade de Peruíbe voltam em 2012